quarta-feira, fevereiro 23, 2011

WE'RE ALIVE!

Moi! (Olá!)

Já chegámos, finalmente! (I mean...há já 4 dias...but whatever!)
Está frio? SIM!
Está a nevar? Não. Ontem nevou um bocadinho e fomos logo as 3 a correr para a rua feitas crianças (ou tugas que nunca viram nevar!). Filipa is gonna post our video in the snow soon...i guess.
Fomos super bem recebidas não só pela nossa orientadora, a Ritva, mas também pelas nossas tutoras, a Laura e a Elina. Têm sido todas super prestáveis...os finlandeses não são tão frios como toda a gente pensa.
Bem, vou tentar fazer um resuminho daquilo que temos andado a fazer (muito resumido mesmo!)

DAY 1 -19/02
Chegada a Helsínquia: 16h +/-
A Ritva foi-nos buscar ao aeroporto. Assim que saímos pela primeira vez para a rua íamos morrendo! A Filipa ia ficando sem pulmões..aliás íamos todas! (mas ela foi sem dúvida a mais expressiva!xD)
Dói a respirar no frio! Já estamos habituadas agora...mas a Filipa volta e meia tem um ataque de tosse...se ela cair para o lado não faz mal...ouvi dizer que a Inês está a estudar enfermagem!...ahahah!
Continuando, a Ritva trouxe-nos até Lohja. Levou-nos até ao único supermercado que estava aberto àquela hora (sim, porque às 18h já está tudo fechado! -.-' ). Fomos completamente roubadas, como era de esperar.
Finalmente chegámos à nossa casinha! It's quite nice..cozinha, um quartinho para cada uma, wc e varanda/congelador! Depois do jantar feito pelas melhores cozinheiras do mundo (aka Mariana e Inês) a Elina veio ter connosco a casa para nos levar até à casa da Laura. Passámos o serão à conversa com elas as duas e com o namorado da Laura, o Juka.
No regresso para casa estavam -20º! O ar que expirávamos congelava dentro do nariz, nas pestanas, nos cabelos ...parecia que tínhamos enfiado a cara na neve!
Depois foi xixi, cama.
Aeroporto da Portela. 9h. 19.02.2011. Inês, Filipa e Mariana.
DAY 2 - 20/2
A Laura e a Elina vieram buscar-nos depois de almoço e fomos passear. Andámos a a passear no lago...a fazer guerras na neve e a fazer anjinhos!
Depois fomos lanchar ao Hesburger e aproveitámos para ir às compras ao Prisma. Os preços cá são de uma forma geral muito idênticos aos de Portugal.
À noite a Ritva veio ter cá a casa. Apareceu-nos à porta com 2 mega pizzas familiares! (...depois de nós já termos jantado!)... tínhamos jantado super cedo..numa tentativa de nos adaptar aos horários dos finlandeses! Foi super querida para variar. Aproveitámos também para lhe oferecer um pastelzinho de Belém que por sinal gosta bastante.
Passámos a noite a jogar monopólio. A Inês deu-nos uma grande sova. Tinha hotéis em todas as casas! Comédia!

 

DAY 3 - 21/02
PISCINA! A Elina convidou-nos para irmos com a família dela até à piscina depois de almoço.
It was really nice. A mãe dela recebeu-nos super bem...passámos a tarde à conversa com ela.
Shock of the day: toda a gente na finlândia toma banho nua, vai para a sauna tal e qual como veio ao mundo..isto completamente na boa...é normal! Nós é que éramos as estranhas...well, ganhámos coragem..despe o bikini. corre para duche. rápido. rápido. enrola na toalha. done! (não faço intenções de repetir a proeza tão cedo!)
Well... fizemos sauna, fomos para a piscina nadar e andar de escorrega, de seguida banho turco e mais um bocadinho de piscina. Um dia bastante relaxante...(não é que tenhamos motivo para andar stressadas! ahahah)
Mais uma vez passámos a noite a jogar monopólio, desta vez a Inês estava quase a ir à falência!

DAY 4 - 22/02
Fomos pela primeira vez à faculdade. A Elina veio buscar-nos a casa às 7h50..e nós mesmo à tugas - atrasadas! Com um balde de café português na mão fomos assistir à aula de inglês dela e da Laura. O professor aproveitou para nos pôr em grupos a trocar ideias acerca do curriculum de enfermagem. Foi engraçado, os alunos foram todos super porreirinhos para nós.
Depois de almoço fomos ter com a Ritva para organizarmos os estágios. Estivemos a ver onde cada uma de nós vai ficar, ver dos transportes, etc. Depois de estarmos com a Ritva fomos assistir à aula de primeiros socorros dos alunos do primeiro ano. Três das alunas vão fazer Erasmus em Portugal para o ano...depois temos de as levar aos pastéis de Belém!
Quando chegámos a casa já tínhamos net! Finalmente!! Obviamente aproveitámos para pôr a conversa em dia com a família e amigos...cada uma em seu quarto feitas anti-sociais!

DAY 5 - 23/02
Hoje...passámos a manha a dormir (ou...EU passei a manhã a dormir). Segundo ouvi dizer os senhores da manutenção vieram cá de manhã para arranjar uma das fechaduras dos quartos...eu não sei de nada. Não ouvi nada. Não senti ninguém a entrar em casa. Nada. Acordei já era hora de almoço! À tarde a Laura e a Elina levaram-nos a patinar no gelo. Foi a comédia. A Filipa armou-se em menina e mal se aventurou para o meio do gelo. Foi a primeira a desistir. Eu e a Inês fomos mais corajosas e não tivemos medo de mandar uma quedas! É super difícil...agora dou mais valor aos srs patinadores! (a Filipa depois também deve pôr os vídeos das nossas figurinhas tristes a tentar patinar!)
Quando regressámos a casa eu estava tão morta que me deitei na cama e só acordei quando já estava o jantar na mesa! (sim...hoje não cumpri a minha tarefa. Não cozinhei nadinha. Amanhã tenho de dar folga à Inês).


E pronto...acho que é tudo por agora! Não percam o próximo episódio..porque nós..também não! xD
(isto é já o sono a falar!...não me perguntem porquê mas hoje tou com uma grande moca de sono!)

Moi moi!* (Adeus!)

P.S: Enquanto estive aqui a escrever a Inês conseguiu deixar o leite a ferver até transbordar e sujar o fogão todinho. Que croma! Tenho de lhe ensinar tudo! Fogo! ahahah*

Nenhum comentário:

Postar um comentário